Na Umbanda há dois tipos de giras ou sessões: Giras de desenvolvimento, e giras de caridade. As giras de caridade (trabalho) são sessões públicas, onde os guias incorporam nos médiuns para atender ao público e as de desenvolvimento são apenas para os filhos de santo desenvolverem melhor sua mediunidade.
Quando entramos em um terreiro de umbanda,estamos colocando nossos pés em um local sagrado e cheio de energias positivas e negativas,portanto devemos nos concentrar,ficar em silêncio e tentar atrair somente as energias positivas que as entidades nos oferecem.
As sessões variam muito em cada casa de religião,pois cada pai e mãe de santo determina sua maneira de funcionar: Horários,dias da semana,etc…Mas geralmente acontecem da seguinte forma:
Despachar exu
Antes de começarem os trabalhos nos terreiros,são cantados pontos para os exus,para que limpem a casa e retirem todo mal,inveja,e energias negativas que por algum motivo tenham acompanhado algum visitante ou membro da casa, e também para afastar todas entidades que não são doutrinadas ( eguns ou exus zombeteiros).
Abertura de Giras
Abertura da gira – Quando vai se abrir trabalhos nos terreiros,são cantados pontos de abertura de giras,onde saudamos o grande pai Orixá Oxalá. Em vários centros que já fui cantavam o hino da Umbanda,e em outros templos o hino era cantado no final.
Alguns terreiros utilizam uma cortina em frente ao congá,em sinal de respeito as entidades.Depois são saudados todos orixás,onde o ponto de Oxalá é cantado primeiramente.
Os médiuns cantam e batem palmas em referência a cada entidade.
Orações
Quando todas velas forem acessas,e todos mensageiros foram saudados é quando são feitas as orações para abertura dos trabalhos.Pode-se começar com um Pai-Nosso e uma Ave Maria,depois a prece de Cáritas,e a seguir é que geralmente a mãe ou pai de santo dão as boas vindas aos visitantes ou algum recado.
Defumação
Depois das orações é feita a defumação,onde começa pelos quatro cantos da casa,depois conga, na guia do pai ou mãe de santo,os quais são defumados,depois os médiuns,auxiliares,assistência,os filhos de santo e visitantes.
Bater cabeça
O médium toca levemente sua testa no chão,para mostrar respeito as entidades e pedir sua proteção.
- Os médiuns batem cabeça : No conga, depois em direção a tronqueira, atabaques e por último ao Pai ou Mãe de Santo.
- Depois que todos batem cabeça é que estão prontos para receber os entidades.
Nos trabalhos ( consultas,passes,ou incorporação) – São chamadas as linhas ou entidades que irão trabalhar nesse dia.
Nos terreiros de Umbanda nem tudo é maravilhoso,pois muitas vezes chegam pessoas com“demandas” e as entidades de luz: Pretos Velhos, Caboclos, Ciganos,Crianças, Boiadeiros,Baianos,Marinheiros,tem que intervirem para fazer o bem e melhorar a vida das pessoas.
Enfrentar essas demandas é missão das entidades da direita, que irão coordenar os exus e pombagiras que são doutrinados e que trabalham no terreiro para o bem.
Sendo a linha do Orixá Ogum, que recebe o título de “Vencedor de Demanda”,a mais solicitada, uma vez que Ogum é chefe dos exus.
O fechamento da gira
Quando termina o atendimento,consultas ou simplesmente aquela conversa amigável com um preto velho,é feito o fechamento dos trabalhos,geralmente com um (Pai Nosso e Ave Maria ou hino da umbanda.
Muitos terreiros fecham a cortina do congá,e após as orações são cantados pontos de fechamento dos trabalhos,assim os trabalhos são encerrados nesse dia.
Muito Axé para você e sua família !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!